Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é o exame que avalia a atividade elétrica do coração, portanto, sua maior utilidade é para diagnóstico das arritmias cardíacas (distúrbios do ritmo cardíaco por alterações na formação ou na condução do estímulo elétrico cardíaco). Também pode ser utilizado para outros fins, como:

  • Investigação de possível cardiomegalia, embora o ecocardiograma e o raio-X de tórax representem métodos mais precisos e confiáveis para avaliar o tamanho do coração.

  • Avaliação pré-cirúrgica de qualquer paciente, particularmente dos mais idosos, pois algumas arritmias, que muitas vezes passam despercebidas, contra-indicam o procedimento anestésico, por diminuirem o débito cardíaco ou piorarem durante o ato cirúrgico devido à ação dos anestésicos.

  • Animais com síncopes, para correlacionar estes episódios com possíveis arritmias; nestes casos, o não encontro das mesmas não descarta a possibilidade de sua existência, recomendando-se, para estes casos, a realização do Holter (eletrocardiograma ambulatorial de 24 horas).

  • Detecção de distúrbios eletrolíticos, particularmente relacionados ao potássio, dos microinfartos intramurais (MIMI) decorrentes de hipóxia de miocárdio e possível presença de líquido em espaços pleural ou pericárdico.

Trata-se de um exame de fácil e rápida execução, que não requer nenhum tipo de preparo ou sedação.

Newsletter